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terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dadaísmo

Marcel Duhamp

          O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
              Embora a palavra dada em francês signifique "cavalo de madeira", sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, desta forma, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter antirracional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo e seus parâmetros influenciam a arte até hoje.
           
A Roda, Marcel Duchamp
          O que significa a palavra Dadaísmo?
           Não tem um significado verdadeiro... Dadaísmo é o nome dado a um tipo de pintura em que as imagens retratadas são fora da realidade, daí o nome "dadá" que pode ser interpretado como uma expressão infantil, sem sentido... "Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta idéia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre a mesma.
A Fonte, Marcel Duchamp
        Principais Características:
     - Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
       - Irreverência artística;
       - Combate às formas de arte institucionalizadas;
       - Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
      - Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
     - Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;
   - Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.



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