opacity:0.8;

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O domínio da tecnica

O Escravo Agonizante, Michelangelo
        O termo Belas Artes surgiu no século XVIII. Numa tentativa de classificar as artes entre “maiores” e “menores”, o termo era aplicado às artes não utilitárias e abrangia de um modo geral a pintura, a escultura, a
arquitetura, a música e a poesia.
Pietá, Michelangelo
        Os objetos funcionais “decorados” para tornarem-se estética mente mais agradáveis faziam parte das artes aplicadas. A impressão que nos dá num primeiro momento é a de que prevalece, nas Belas Artes, a criação e, nas artes aplicadas, a execução; porém sabemos que é difícil fazer uma distinção absoluta, pois não há muita clareza entre os limites que as separam.
Atlas, Michelangelo
     
       Conforme a arte vai rompendo com as “normas” da academia (final do século XIX), o domínio técnico assume outros significados. Não há dúvida de que ficamos impressionados diante da Pietà esculpida por Michelangelo entre 1498 e 1500. A maneira como ele transformou o mármore num tecido delicado, na imagem de Maria e seu filho morto no colo nos comove e intriga.          Hoje, a ideia do artista, sua crítica e seus questionamentos são tão importantes quanto o domínio de determinada técnica.              Observando Texturologia XX, de Dubuffet, muitos reagem fazendo a seguinte pergunta: quem não sabe fazer isto? No entanto, para ele era uma tolice mitificar a arte, forçar uma relação entre a arte e as “atividades superiores”.
     Michelângelo, em um poema, afirmou que a missão do escultor é liberar a forma que está dentro da pedra, num processo de descoberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário